quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Como fazer uma escova perfeita sozinha : )

Cabelo sempre liso,brilhante,e aparentemente hidratado,com fios domados e sempre no lugar.

Você é daquelas que simplesmente  AMA  cabelos escovados?
Saiba que é possível fazer aquela escova perfeita ,de salão em casa,com uma boa dose de técnica (não se esqueça: prática leva á perfeição),paciência,uma escova própria para brushing,secador potente ( de pelo menos 1800 watts),chapinha pra finalizar,pente,prendedores ,protetor térmico ou defrisante e um reparador de pontas(silicone) para garantir o brilho e acabar com o frizz.

O segredo de uma escova perfeita está em valorizar as pequenas ações de lavar, pentear e secar, que muitas vezes realizamos automaticamente.

Estes detalhes garantem a beleza dos cabelos com escova.

Para escovar perfeitamente os fios,é preciso ter paciência.
Não há segredo em uma boa escova,mas alguns truques podem ajudar na hora da escovação,e você precisa utilizar os produtos certos,na dose certa.

Antes,eu ficava irritada,porque eu fazia escova no meu cabelo,e ele não alisava totalmente,armava,fica um caos,e eu demorava horas pra terminar,os braços e os punhos doíam,isso quando eu não parava na metade,da escovação!
Eu via meninas com cabelo afro que tinham  resultados centenas de vezes melhores,usando apenas chapinha.

Aprendi com o tempo,algumas dicas valiosas:Se você quer bons resultados,tem que usar os produtos adequados:Boa chapinha para finalizar  (dê preferência ás de cerâmica ou porcelana)Secador potente,escova larga;divida bem os cabelos,use um bom defrisante,lavagem impecável e o mais importante:tenha paciência;a partir da terceira tentativa;os resultados começarão a melhorar,é cansativo,mas quando você desenvolver prática ,vai perceber que valeu  a pena
Vamos lá?

1º Passo : A lavagem
A lavagem dos cabelos,que antecede a escova, talvez seja,a  fundamental e a mais importante parte da escovação.
Uma boa lavagem,livra os fios de resíduos (poluição,oleosidade,etc. e tals ...) e garante cabelos soltos , brilhantes e com muito mais balanço.
Por isso na hora de lavar,prefira um xampu anti resíduos,na falta de um ,use o xampu de sua preferência(levando em conta seu tipo de cabelo).
Xampus e condicionadores de efeito liso,também são boas escolhas.
Não precisa exagerar,coloque na palma da mão,uma quantidade do tamanho de uma moeda de 1 real,espalhe e massageie bastante o cabelo,sem esfregar ou amassar os fios (isso só irá fazer com que ele se quebre e se resseque mais).Massageie da raiz ás pontas ,com carinho (acredite,faz diferença!),por uns 2 ou 3 minutos.
Enxágüe.Esse é um dos truques das escovas de salão.Enxagüar bem,é essencial  e é a parte mais importante da lavagem,durante o enxágüe,vá passando um pente nos cabelos para ajudar a retirar os resíduos.
Repita o processo de lavagem duas vezes,só então passe um condicionador,para recuperar a perda de nutrientes depois da lavagem.
Passe o condicionador,massageie os fios,deixe agir por alguns minutos.Mas lembre-se: Condicionador não foi feito para ficar no cabelo.
Enxágüe novamente o  cabelo para retirar o excesso de condicionador!O excesso de condicionador deixa os cabelos gordurosos e prejudica o processo de escovação.

Eu indico :Linha seda Lisos perfeitos

 



Obs.:Uma rápida hidratação antes da escova também pode ajudar.Antes ou durante a lavagem,massageie os cabelos com uma máscara capilar (de sua preferência),deixe agir por 15 minutos e enxágüe bem.

2º Passo: Secar os cabelos ,retirar o excesso de água dos fios
Nunca,em hipótese alguma,faça turbante com a toalha
Se você não quiser ficar na frente do espelho com segurando o  secador ,com cãibras nos punhos até a próxima lua,é importante retirar cerca de 75% da umidade dos fios antes de começar a escovar.
Isso diminui o tempo da sua escovação,e consequentemente a queima dos seus belos cabelos pela exposição ao calor do aparelho.
Então retire parte da água com uma toalha felpuda,apalpando os fios, agora,moças :NADA DE FAZER TURBANTE COM A TOALHA,não ESFREGUE a toalha nos fios,isso ira quebrá-los apenas ,e aumentar demasiadamente o frizz.
Feito isso,com seu secador em punhos,comece a secador seus cabelos,NÃO levante a raiz,trabalhe sempre com o secador por cima do cabelo,não precisa chacoalhar o secador.
Você pode ainda deixa-lo secar naturalmente,o que é bem mais saudável e ainda diminui o efeito frizz.

3º Passo : O Defrisante /Protetor Térmico
Um bom defrisante /protetor térmico,éimprescindível,pois irá aumentar a durabilidade da sua escova,protege-lo do frizz causado pela umidade,e da ação do calor do próprio secador e da chapinha,além de facilitar seu trabalho e deixar seu cabelo mais brilhante ,diminuindo os temidos arrepiados,restaura ainda a , maciez e dá movimento aos fios,graças á seus ativos hidratantes que reagem com o calor do secador/chapinha deixando seus cabelos lindos e maravilhosos.Interessante não? (kkk).
Um bom defrisante,fará maravilhas no seu cabelo.
Sem exageros,coloque um pouco do produto na palma da mão e espalhe por todo o comprimento,depois penteie bem,para dividir igualmente o produto
Eu Indico :o defrizante Matrix da linha relaxima da L’oreal. Faz milagre .mesmo.


4º Passo: Separar os cabelos em mechas
Separar os cabelos em mechas é muito importante ( e bota importante nisso!);com os seus cabelos,bem separados,você não se embanana e consegue alisar direitinho cada mecha de cabelo.
Para iniciantes é melhor dividir e prender uma quantidade maior, mechas mais finas.
Sem franja: Com um pente de cabo fino,faça uma risca da testa até a nuca,e depois de uma orelha até outra orelha,prenda as partes com prendedores.
Com franja:Primeiramente prenda a franja,separe-a do restante do cabelo,na hora da escovação a franja precisa de cuidados especiais,para poder ‘’se encaixar’’ ao restante do cabelo,só então divida o restante do cabelo,com uma risca a partir da franja,e depois de orelha á orelha.





5º Passo :Escovar
Se o seu cabelo for comprido,médio, ou grosso,é essencial usar um escova larga.
As melhores  (na minha opinião) são as térmicas,pois ajudam muito a alisar,as placas esquentam agilizando seu trabalho,mas para diminuir o frizz,você pode optar também pela escova de madeira e de cerdas naturais ou  de javali.
Os cabelos curtos,pedem escova mais finas.
Comece (sempre) pelas mechas da nuca.
Enrole a primeira mecha na escova é vá escovando –a  ,secando a mecha,com o jato de ar quente,sempre direcionado para baixo,isso fará com que as cutículas se fechem nessa direção e o cabelo não irá armar .
NÃO LEVANTE A MECHA,isso fará o cabelo ficar volumoso.
Quer cabelos macios,sedosos e com balanço natural?Então você tem que puxar bastante a mecha na hora de escovar,puxe a mecha secando muito bem a raiz e enrolando a ponta.
É de imensa importância ,que você não encoste o secador no seu cabelo _o resultado pode ser desastroso,mantenha –o a pelo menos menos  5  centímetros do seu cabelo,para não torrar literalmente os fios.
é importante escolher bem a escova,as de metal são as melhores
Para deixar o cabelo com aparência mais natural,escove – o hora com a escova por cima do cabelo,hora com a escova por baixo da cabelo.
Uma dica importante( talvez o segredo da escovação) é ir girando a escova,enquanto seca o cabelo.
Continue escovando a mecha mesmo depois de seca.
Dê atenção especial as pontas,são mais propensas a encaracolar depois da escova.
Três ou quatro escovadas por mecha são o suficiente,se você for finalizar com chapinha,se não,escove até o alisamento total dos fios.
Quando for alisar a franja,escove-a para frente,ou na direção contrária á que você costuma usar,o efeito é surpreendente,a franja deve ficar sempre por último.
Capriche na raiz,não tem coisa mais feia,do que meninas com as pontas dos cabelos lisos ,e a raiz enrolada/crespa.Corrija as partes que não ficaram muito bem alisadas.

Terminada a escova,jogue um jato de ar frio nos cabelos,o choque térmico irá acabar com o frizz e o deixará domado por mais tempo.

A Chapinha deve estar bem aquecida
6º Passo: Chapinha (opcional)
Moças;chapinha não alisa com sucesso cabelos muito cacheados,por isso é importante escovar antes,a chapinha serve apenas para finalizar a escova.
Se você não tiver prática com a chapinha,você irá torrar os seus cabelos,se não fizer a escova antes.
Terminada a escova,divida seu cabelo como no  4º passo.
Deixe a chapinha esquentar bem,pelo menos uns 20 minutos.
É  importante escolher  a chapinha certa:as de cerâmica,são as mais indicadas.
Pegue uma mecha de cabelo da nuca,e passe a chapinha,deslizando pela mecha sem estacionar,para não queimar o cabelo,a partir da raiz ,e quando chegar á ponta,vire o aparelho para dentro ou para fora,para não deixar as pontas espigadas.
A franja deve ficar sempre por último.
Para terminar,borrife um pouco de spray fixador ou passe um pouco de repador de pontas.
Mas atenção,são necessárias apenas algumas gotas de silicone ou reparador de pontas,o excesso de produto deixará seu cabelo com aparência sujinha,pesada e oleosa.


Então,é isso.Até mais  gurias !


4 comentários:

  1. Caraca, adorei as dicas, eu tenho certeza que vai dar super certo no meu cabelo. Depois que vi essas dicas, percebi que estava fazendo a escova do jeito errado. Beijos'

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Amei meu anjo... Farei isso amanha. Muito obrigada. Bjus

    ResponderExcluir
  4. perfeita dica vou deixar esse artigo como favorito para recorrer sempre que precisar obrigado! ^_^

    ResponderExcluir